17 de mar. de 2015

O Modo de ajoelhar DeMolay

O Modo de Ajoelhar DeMolay

Não é novidade para ninguém que a Ordem DeMolay foi "criada" nos Estados Unidos da América. Esta é a origem do jeito que nos ajoelhamos sobre o nosso joelho esquerdo.Simplesmente é uma homenagem à George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América. Como Washington foi maçom, Dad Land queria que houvesse uma espécie de referência ao homem que ajudou a construir sua pátria. Então, escolheu a forma como Washington se ajoelhou no dia da fundação da capital americana como forma dos DeMolays ajoelharam.
Existem ainda outras referências à presidentes americanos (maçons) nos rituais DeMolays. Na cerimônia de Instalação de Oficiais, o Mestre Conselheiro ao por os Livros Escolares sobre o altar, menciona uma frase de Lincoln; “um governo do povo, para o povo e pelo povo”. Existe uma profunda reverência dos DeMolays americanos, pelos maçons que ajudaram a construir sua nação. E o patriotismo americano é bem refletido nas atitudes diárias dos cidadãos. Aqueles já tiveram a oportunidade de andar por ruas de cidades americanas do interior, pôde perceber que as residências possuem bandeiras em seus quintais e telhados. A população em geral se movimenta bem com as eleições, mesmo elas sendo facultativas. Existe um sentimento crescente de “meu país” por parte dos jovens; e isso é fruto de educação cidadã.
Sei que não é certo compararmos nosso país, cultura e história com eles, mas por ser lá o berço da Ordem DeMolay, uso-os de exemplos.

No Brasil, Pedro I (Tio nosso) proclamou a Independência. Cerca de 150 anos depois, Deodoro da Fonseca (Tio nosso também e posteriormente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil) proclamou a República. E são vários os outros exemplos que temos de Tios que ajudaram a formar nosso Brasil.
Toda vez que ajoelhamos DeMolay, além de sentir uma profunda presença do Pai Celestial, devemos nos sentir no dever de honrar a causa por qual alguém se ajoelhou assim pela primeira vez; a construção de uma pátria. De um lugar no qual milhões de pessoas pudessem chamar de lar. Me sinto orgulhoso de ser DeMolay, em poder contar com preciosa formação que me ajudará a ser melhor cidadão.
É um privilégio poder se ajoelhar como George Washington se ajoelhou


Este conteúdo pertence a www.simplesmentedemolay.com.br, caso utilize ele faça as devidas referências. Fique a vontade para entrar em contato conosco.A equipe Simplesmente DeMolay agradece pelo acompanhamento do blog. E-mail: sdm@simplesmentedemolay.com.br
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: